Roraima – Amazônia do extremo Norte

Roraima possui características bem diferentes dos demais estados da Amazônia brasileira. Boa Vista é a única capital que está localizada totalmente acima da linha do equador. Podemos afirmar então que vivemos no hemisfério Norte e o Monte Caburaí, no município de Uiramutã, é o extremo Norte do Brasil.

Roraima faz parte do bioma Amazônia, mas é um estado que apresenta paisagens bem diferentes. São três os principais ecossistemas mais representativos do Estado: o Lavrado na porção nordeste, mais ao sul as Campinas e Campinaranas e a maior parte, florestas densas. 

O belo lavrado,  paisagem típica de Roraima, é a maior savana no Bioma Amazônia, e seus buritizais e igarapés com águas claras são um convite para um banho nessa terra com temperaturas elevadas.

Em algumas regiões do estado é possível encontrar animais na margem na estrada, como o tamanduá bandeira, espécie comum nessa paisagem.

Os campos naturais chamam a atenção. A vegetação surpreende quem esperava encontrar apenas floresta nesse estado da Amazônia. 

No Norte, as serras representam bem a paisagem dessa região de Roraima. As inúmeras cachoeiras em vários municípios, aos poucos se transformam em roteiros turísticos bastante procurados por moradores do estado e turistas que visitam a terra de Makunaima. 

Para o biólogo roraimense, Romério Briglia, “Roraima é um lugar incrível que encanta os  visitantes e pesquisadores. Sua grande variedade de ambientes, que vão desde o monte Roraima com mais de 2.700 metros de altitude, até a foz do rio Branco no rio Negro, com menos de 50 metros acima do nível do mar, acabou por propiciar a ocorrência de uma incrível diversidade biológica ainda pouco desvendada, mas sempre surpreendente. Sem falar na parte cultural, onde se destacam a cultura indígena e a pitada que cada migrante traz para essa tríplice fronteira Brasil-Guyana-Venezuela”.

Um estado tão rico em belezas naturais. Cheio de atrativos que apaixonam os amantes do turismo de aventura. Roteiros prontos e com pessoas dispostas a investir. Só precisamos de mais investimento em infraestrutura e apoiar moradores que estão muito interessados em desenvolver esse setor que gera renda e empregos nos 15 municípios de Roraima. 

Curiosidade: A Amazônia ocupa cerca de 59% do território nacional. Nela estão os estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima e algumas partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Também inclui terras de países que fazem fronteira com o Brasil: Guianas, Suriname, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia.

Veja algumas paisagens de Roraima:

 

2 Comentários

Escreva aqui a sua pergunta ou comentário.

Seu e-mail não será exposto aos visitantes deste site.


*