Vamos falar das cores…

Nunca tinha imaginado usar uma calça marrom com uma blusa vermelha ou, uma saia cinza com uma blusa rosa. A combinação das cores me deixa com dúvidas e com isso acabo sempre repetindo as mesmas cores: preto (sempre), branco e cinza.
Para me ajudar com essas dúvidas, frequentes também na cabeça de muitas pessoas, fui conversar com a consultora de imagem pessoal Dália Castanheira.

Blog da Iara: Como tenho dificuldades na combinação, uso preto com tudo. Isso é bem comum ?

Dália Castanheira: Sim, primeiro porque o preto é a cor favorita de 9 em cada 10 mulheres. Segundo porque é prático e a maioria usa o preto como combinação de cor que não falha, e por último porque é uma cor elegante, que emagrece.

Imagem da internet

Blog da Iara: Mas o preto é realmente uma boa opção por ser uma cor neutra?

Dália Castanheira: É uma opção, mas temos mais cores neutras e com a vantagem que não têm o peso do preto. O branco e as variedades de cinza são as mais conhecidas, mas também temos o beje, o marrom, o caramelo e o azul marinho, que são cores que combinam lindamente com as outras e trazem mais leveza.

Imagem da internet

Blog da Iara: Então vamos às minhas dúvidas. Posso misturar cor quente com outra cor quente, e fria com fria?

Dália Castanheira: Sim, exatamente! E misturar fria com quente! Nós entendemos por cores frias aquelas em que predomina o azul, além dos verdes, roxos e violetas e cores quentes os amarelos, laranjas e vermelhos.

Imagem da internet

Blog da Iara: Combinar as cores requer bom senso, mas tem alguma técnica que podemos usar no dia-a-dia?

Dália Castanheira: Existe o círculo cromático, fácil de baixar na internet. Nós usamos a coordenação de cores de acordo com o círculo cromático. Normalmente as pessoas escolhem as coordenações baseadas nas suas preferências afetivas, mas esse círculo é um ótimo guia.

Imagem da internet

Blog da Iara: Quais as cores combinam com verde?

Dália Castanheira: O verde combina com verde, branco, preto, cinza, beje, marrom, caramelo, azul, rosa, vermelho, laranja, roxo e amarelo. Isto são sugestões, obviamente se a pessoa quiser usar com outras cores e se sentir bem, isso é o mais importante.

Blog da Iara: E o rosa, com quais cores posso combinar?

Dália Castanheira: Combina com os neutros, vermelho, verde, azul e vinho.

Blog da Iara: Loira pode usar amarelo e mostarda?

Dália Castanheira: Pode sim, mas para ter a certeza de quais as cores que favorecem cada uma, existe uma análise que se faz (Análise de Coloração Pessoal) onde usamos ferramentas que identificam quais as cores que nos favorecem, nos deixam mais bonitas e com um ar saudável e as que nos sabotam, nos deixam com um ar cansado e olheiras. (um ótimo assunto para outro post)

Dália Castanheira durante uma análise de coloração pessoal

Blog da Iara: Listras, animal print…. Como combinar essas estampas?

Dália Castanheira: As listras para quem quer ousar são ótimas pois combinam com outras estampas, pode usar com floral, quadrados (xadrez) ou bolinhas (poás). Só tem que manter a mesma cor em padronagens diferentes. O animal print por si só já é bem chamativo, então acaba ficando mais harmonioso com tons neutros, mas também pode ser misturado com estampas, as que combinam melhor é a listrada, xadrez e militar. Para mulheres mais discretas, mas que queiram dar uma pitada de sensualidade, fica lindo em acessórios, tais como bolsas ou sapatos.

Blog da Iara: Cores neons. Como combinar essas cores vibrantes?

Dália Castanheira: O néon é uma tendência que dá muita cor, ousadia e descontração ao visual. Pode ser usada como look total, mas para um grupo com um estilo bem específico. Para as que querem uma pitada só, fica lindíssima como um apontamento, numa peça, num acessório, nas unhas ou na maquiagem.

Blog da Iara: Como manter a harmonia no visual? Qual a dica básica da consultora?

Dália Castanheira: Tem muito a ver com o estilo das pessoas.  Uma pessoa criativa e extrovertida tem tendência a adotar cores alegres e misturadas, já uma pessoas mais formal ou introvertida, acaba combinando muito os tons mais neutros, monocromáticos ou misturas de cor mais discretas. O importante é não esquecer que quanto mais cores se usar nas roupas mais irreverente e divertida e quanto menos cor, mais seriedade e profissionalismo. Resumindo, a escolha dependerá da mensagem que você quer passar aos outros.

 

ESPAÇO DE PERGUNTAS E COMENTÁRIOS

Escreva aqui a sua pergunta ou comentário.

Seu e-mail não será exposto aos visitantes deste site.


*