
Antepasto de berinjela combina com tudo! Pão, torrada, salada, arroz e até com macarrão. A vantagem é que você pode fazer uma boa quantidade, deixar na geladeira e servir quando receber uma visita ou mesmo nos dias de praticidade na cozinha.
Essa receita eu aprendi com uma grande amiga da #velhainfância (@indhyramagalhaes) e não é difícil de fazer.
Vamos aos ingredientes para fazer uma grande quantidade (a forma que eu uso é bem grande).
4 berinjelas médias 2 pimentões amarelo 2 pimentões vermelho 2 pimentões verde 1 cebola roxa (grande ou duas pequenas) 1 Alho (eu coloco uma cabeça, mas fica a critério de cada um) 1 xícara de azeite (é importante ser um bom azeite) 1 xícara de vinagre (eu prefiro usar o vinagre de maça) Ervas desidratadas: orégano, alecrim, pimenta calabresa, ervas finas e aquelas que você mais gosta. Sal e pimenta do reino a gosto.
Modo de fazer:
Lave e corte todos os ingredientes em fatias finas (não pode ser muito pequeno).
As berinjelas precisam ser cortas primeiro e deixá-las de molho na água fria com vinagre, para tirar o amargo e não escurecer. Deixe de molho o tempo que levar para cortar os outros ingredientes.
Tudo cortado é hora de colocar em uma grande assadeira.
Acrescente os temperos (sal, ervas desidratadas e o alho), o azeite e o vinagre. Misture bem e leve ao forno (nesse primeiro momento cubra a assadeira com papel alumínio).
Depois de uma hora de forno, abra e dê uma mexida com a colher de pau. Se ele já estiver murcho é hora de tirar o papel alumínio. Deixe por aproximadamente mais 20/30 minutos. A mistura precisa estar bem cozida e ainda com o caldo do azeite e vinagre, que vai manter o antepasto conservado.
Tire do forno e deixe esfriar um pouco. O antepasto pode ser consumido ainda morno no pão ou na torrada. Sou suspeita, pois acho uma delícia !!!
Na geladeira o antepasto dura até um mês em um recipiente bem fechado.
Em tempo: Se preferir, você pode acrescentar uvas passas ou azeitona na hora de levar tudo pro forno.
Adoro…. delicioso!.
Muito bom e combina com tudo!