Festival das Panelas de Barro

A edição de 2019 do ANNA KOMANTO’ ESERU’ – Festival das Panelas de Barro, ocorre nos dias 8, 9 e 10 de novembro, na Comunidade Indígena Raposa I, no município de Normandia.

O festival é uma excelente oportunidade para conhecer um pouco sobre essa cultura que une a “Arte, Sustentabilidade, Autonomia, Resistência e Protagonismo”. Durante o festejo, o visitante poderá fazer passeios a cachoeira, lagos e serras, e o etnoturístico onde o turista aprende sobre a cultura indígena Macuxi (costume, tradição, histórias, a culinária, música, dança, etc…).

Para os moradores moradores da comunidade, o festival é importante para a divulgação e o fortalecimento de movimentos de valorização cultural. “A história de como esse “fazer” ancestral permaneceu até nossos dias merece atenção. O evento tem sua relevância considerando a ideia de que a arte de fazer panelas de barro Macuxi é patrimônio imaterial indígena e que precisa ser preservado e valorizado, sensibilizando os próprios membros da comunidade a respeitarem e incentivarem a prática, de acordo com os padrões tradicionais, por meio de cursos, oficinas, palestras, eventos culturais e artísticos para fortalecer a identidade cultural do povo Macuxi, bem como, o empenho de pessoas no compromisso com a diversidade cultural enquanto gestores públicos de modo a estimularem novas alternativas de geração de renda a partir do produto”.

Os organizadores estão oferecendo pacotes turísticos para os 3 dias.

Informações pelo telefone (95) 99119-8451

 

ESPAÇO DE PERGUNTAS E COMENTÁRIOS

Escreva aqui a sua pergunta ou comentário.

Seu e-mail não será exposto aos visitantes deste site.


*