Galinha caipira ao curry

Morar em Roraima, que faz fronteira com dois países, tem suas vantagens. Uma delas é aproveitar os temperos da Venezuela e da Guiana, que já faz muito tempo deixou de ser Guiana Inglesa #ficaadica.

Nessa receita vou usar o curry, tradição na nossa vizinha Guiana que você compra com menos de R$ 3,00 o pacote. O curry não é um tempero e sim uma mistura com vários ingredientes. Especiarias que juntas formam um sabor picante e aroma inigualável.

A origem do curry é uma história a parte. Muitos falam que é uma tradição da culinária indiana,  mas chefs de cozinha na Índia afirmam que a iguaria é uma adaptação feita pelos ingleses que a tornaram famosa no mundo todo. O fato é que o curry virou uma tradição nos pratos típicos da Guiana, colonizado pelos britânicos. 

Para os nutricionistas, por ser uma combinação com vários temperos o curry tem propriedades antioxidante e anti-inflamatória comprovadas. Segundo um estudo publicado no British Journal of Nutrition, o curry pode até diminuir o risco de demência na velhice! 

Então vamos cozinhar com essa iguaria! 

Pra fazer a galinha caipira (pode usar o frango que também fica uma delícia), você vai precisar de:

1 galinha caipira (a que eu compro não precisa ir pra panela de pressão);
2 colheres (sopa) de curry (bem cheia);
2 cebolas médias;
Alguns dentes de alho (depende muito, pois eu gosto e coloco bastante);
2 tomates médios;
1 cheiro verde;
4 pimentas de cheiro;
Sal

Modo de fazer:

A galinha cortada precisa ser BEM lavada com água e limão. Depois tempere com sal e reserve.

Em uma xícara dissolva o curry com água fria. Em fogo baixo, vá mexendo até essa mistura ficar mais grossa. É o que os guianenses chamam de “queimar o curry”. Algumas pessoas “queimam” no óleo, mas como a galinha ou frango geralmente possui bastante gordura, fazendo dessa forma o prato não fica tao oleoso.

Coloque o alho, em seguida a cebola e vá mexendo até dourar. Coloque o frango, misture bem e deixe refogar (precisa mexer de vez em quando). Percebendo que já está quase cozido, coloque o restante dos ingredientes, misture e deixe cozinhar até  ficar macio.

Ele cria um molho encorpado e sem precisar colocar água. Esse frango ou galinha ao curry fica uma delícia com arroz branco e farofa.

Bom apetite!

 

ESPAÇO DE PERGUNTAS E COMENTÁRIOS

Escreva aqui a sua pergunta ou comentário.

Seu e-mail não será exposto aos visitantes deste site.


*