Compartilhar literatura

Foto: Adriana Duarte/Platô Filmes

O projeto Literatura a Caminho realiza encontros de escritores de Roraima com alunos do ensino médio de escolas públicas da capital e interior do Estado. 

Foto: Adriana Duarte/Platô Filmes

A ideia é incentivar a leitura de livros de ficção regionais entre estudantes de Ensino Médio, por meio do contato presencial com escritores do Estado. O projeto pretende, até dezembro de 2019, visitar oito escolas da rede estadual de Boa Vista, Mucajaí e Rorainópolis: na capital, as escolas Maria dos Prazeres Mota, América Sarmento, Mário David Andreazza, Jesus Nazareno, Maria das Neves Rezende e Elza Breves de Carvalho; em Rorainópolis, a Escola José de Alencar; e, em Mucajaí, a Escola Padre José Monticone.

Além do momento de interação entre autor e estudantes, o projeto sorteia livros de ficção entre os alunos e doa obras literárias de escritores locais para a sala de leitura ou a biblioteca das escolas. Antes do encontro, os professores da escola envolvidos no projeto trabalham em sala de aula com seus alunos a vida e a obra de um escritor de Roraima.

A previsão é atingir mais de mil estudantes. No total, são oito escritores envolvidos no projeto, um para cada escola. “A receptividade pelos alunos tem sido ótima, o que prova que as novas gerações gostam, sim, de ler: além de demonstrar interesse, eles fazem discussões a partir dos textos que, muitas vezes, nos surpreendem”, destaca o coordenador do projeto, o escritor Aldenor Pimentel.

Foto: Adriana Duarte/Platô Filmes

O Literatura a Caminho é uma realização do Espaço de Leitura e Pesquisa Aldenor Pimentel e foi o único de Roraima selecionado no edital 2017-2018 do programa Rumos Itaú Cultural. Além do Instituto Itaú Cultural, apoiam o projeto a Secretaria de Estado da Educação e Desporto (SEED), a locadora de veículos Europcar e o Sesc-RR.

Doação – Outra ação desenvolvida pelo projeto é uma campanha de arrecadação de livros ficcionais. As obras recebidas vão complementar a doação de livros às bibliotecas e salas de leituras das escolas públicas de Ensino Médio envolvidas no projeto. A prioridade são livros de literatura brasileira, principalmente de Roraima. Segundo o coordenador da campanha, dependendo do volume arrecadado, outras escolas e espaços de leitura podem receber a doação.

Pontos de coleta da campanha:

Espaço Cultural Harmonia e Ritmo (R. Carmelo, 2044, Nova Canaã, Boa Vista)
Escola Estadual América Sarmento Ribeiro (Av. Raimundo Rodrigues Coelho, Pintolândia, Boa Vista)
Escola Estadual Professora Maria dos Prazeres Mota (R. Tambaqui, 707, Santa Tereza, Boa Vista)
Escola Estadual José de Alencar (Rua Avenida Doutor Yandara, Centro, Rorainópolis)
Escola Estadual Jesus Nazareno de Souza Cruz (R. Manoel Sabino dos Santos, 36, Caranã, Boa Vista)
Colégio Estadual Militarizado Professora Elza Breves de Carvalho (R. CC-15, 204, Laura Moreira, Boa Vista)
Escola Estadual Padre José Monticone (Av. Maranhão, 323, Centro, Mucajaí)
Escola Estadual Mário David Andreazza (R. Alcides Lima, 249, Caimbé, Boa Vista)

 
 

ESPAÇO DE PERGUNTAS E COMENTÁRIOS

Escreva aqui a sua pergunta ou comentário.

Seu e-mail não será exposto aos visitantes deste site.


*