Vamos falar sobre estilo ?

Foto: Márcio Lavôr

Quando eu trabalhava na televisão, durante anos na apresentação usei roupas no “padrão Tv”, que nem sempre era o meu estilo ou uma peça que compraria e usaria no dia a dia. 


Quando sai da empresa, fiquei com várias roupas e com inúmeras incertezas. E foi ai que surgiu aquela dúvida: qual o meu estilo?
Pra me ajudar, procurei a consultora de imagem pessoal Dália Castanheira.

Blog da Iara: Primeiro explica pra gente o que é estilo ? Você nasce com ele ou adquire com o passar dos anos?

Dália: Estilo é a sua marca pessoal, quem você é!! Algumas pessoas acreditam que para ter estilo tem que ser de uma determinada forma, mas é um julgamento errado. Ninguém nasce com estilo, pois o estilo se constrói diariamente através das nossas vivências no meio que vivemos e do que experimentamos na vida. Vamos criando preferências, gostos de cores e prioridades que vão traduzindo o nosso gosto pessoal e consequentemente o nosso estilo.

Blog da Iara: Então o seu estilo pode mudar com o passar dos anos?

Dália: O nosso estilo é mutante, ele reflete o momento atual que vivemos! Isso é notório quando vemos fotos antigas e reparamos nas roupas ou no corte de cabelo, normalmente pensamos “que estranho, hoje eu não usaria”.

Blog da Iara: O seu local de trabalho pode te fazer usar roupas que não fazem parte do seu estilo ?

Dália: Com certeza, e isso tem uma importância enorme! Não estar adequado ao ambiente de trabalho afeta a relação com os outros e o seu sucesso profissional. As roupas que usamos passam uma mensagem não verbal, o seu estilo pessoal pode ser diferente do código de vestir, também chamado de Dress Code da empresa que trabalha.

Este assunto daria uma matéria inteira 😉

Blog da Iara: Quais os estilos mais comuns ?

Dália: Existem 7 estilos universais, que são os mais comuns: Esportivo, Clássico, Elegante, Romântico, Criativo, Sensual e Dramático.

Blog da Iara: Existe alguma técnica ou teste que podem ajudar você a conhecer o seu estilo?

Dália: Existem uns testes na internet que dão um norte, mas sempre duma forma mais ampla. Como na realidade temos uma mistura de 3 estilos, normalmente é preciso uma investigação mais profunda e nesse caso uma consultora de imagem é uma ótima opção.

Blog da Iara: Quando você conhece o seu estilo é mais fácil comprar roupas?

Dália: E o melhor! Você passa a fazer compras mais assertivas. Quando não conhecemos o nosso estilo compramos aleatoriamente e nessas comprar erramos muito, por isso temos tanta roupa parada no armário.

Blog da Iara: Qual a dica da consultora pra não erra?

Dália: Autoconhecimento. No mundo moderno, com o crescimento da exposição em redes sociais e a competitividade no mercado de trabalho, é preciso entender a importância de uma imagem adequada e poderosa. Trabalhar a sua imagem é uma forma de se destacar, ajuda na sua autoestima e não é uma tarefa impossível.

 

1 Comentário

Escreva aqui a sua pergunta ou comentário.

Seu e-mail não será exposto aos visitantes deste site.


*