Um passeio pelo litoral de João Pessoa

Durante uma viagem rápida à João Pessoa, tinha apenas um dia para conhecer as praias desse litoral do nordeste. Segui a dica de um amigo paraibano e o passeio foi para a região Sul.

A melhor maneira de conhecer o litoral é ir de buggy. E foi o que fiz! Lembrando que estamos no inverno e nessa época do ano o mar fica bem diferente.

O motorista, Sérgio Gonçalves, formado em Geografia, trocou a sala de aula pelo conhecimento que repassa aos turistas durante os passeios. Encontrei com o Seo Sérgio na orla de Tambaú e aprendi com ele um pouco da história de cada praia por onde passei. Ele já tem mais de 20 anos de trabalho, conhece os lugares mais bonitos e os pioneiros, ou como ele diz, os nativos do município de Conde, que fica cerca de 30 km da capital João Pessoa.

O passeio começa às 8h e o primeiro local a ser visitado Barra de Gramame. Uma volta pela areia e a primeira lição é sobre as falésias coloridas de maré baixa, uma característica pela forma de relevo de tabuleiro.

Aqui teve uma parada rápida no Zezinho do caranguejo para experimentar o ensopado de marisco, prato típico do local.

Seguimos viagem e chegamos na praia do amor e na pedra furada. Diz a lenda  que o casal que passar juntos por dentro nunca vai se separar. Quem estiver sozinho pode pensar na pessoa amada que acontece a mesma coisa. Contos da praia do amor!

A viagem continua, passamos pela parte urbana de Jacumã e praia de Tabatinga, a chegar em uma área que você sai da estrada e segue por trilhas que só passam de buggy, quadriciclos ou jeep 4X4. É esse caminho que leva ao mirante dedo de Deus. Um lugar com uma vista incrível e um vento!!!

De um lado você vê a praia do Coqueirinho e do outro a praia de Tabatinga, no mirante das tartarugas. Recebeu esse nome porque em determinada época do ano as tartarugas marinhas visitam o mar dessa parte do litoral.

Descemos para almoçar na praia do Coqueirinho e conhecer o quiosque do Genildo, onde experimentei uma culinária da região: peixe, arroz e pirão de peixe. Nossa! E que pirão !! #delicioso

Depois da deliciosa refeição, um passeio pela praia do Coqueirinho pra contemplar esse lugar maravilhoso.

O nosso passeio ainda passa pela Casa do doce, que hoje é o Shopping rural, com vários produtos. Você encontra artesanato, roupas, cachaças, comidas e claro, o tradicional doce. Afinal de contas a história dessa família que vive exclusivamente do que vende aqui, começou no pé de caju vendendo doces. Hoje as filhas, netas e genros mantêm viva a tradição nos mínimos detalhes.

Passamos ainda por Tambaba, mas estava chovendo muito e decidi não descer. A ma também estava muito alta.


Finalizamos o passeio no farol do Cabo Branco, que marca o ponto mais oriental das Américas. Ele possui 19 metros de altura e tem alcance luminoso de 27 milhas náuticas.

O passeio pelo litoral de João Pessoa mesmo no inverno valeu a pena. Conheci caminhos que me levaram a lugares maravilhosos. Experimentei sabores que destacam a cultura da região e vi cores que me fizeram ter a certeza de querer voltar para conhecer um pouco mais do Nordeste brasileiro.


 

ESPAÇO DE PERGUNTAS E COMENTÁRIOS

Escreva aqui a sua pergunta ou comentário.

Seu e-mail não será exposto aos visitantes deste site.


*