Fogão portátil alimentado por energia solar

O projeto inovador que surgiu de uma necessidade já virou realidade e em 2019 deve ficar disponível para interesse comercial.

Magno Souza da Roraima Adventures fala com muito entusiasmo sobre o projeto do fogão portátil, alimentado por energia solar. “O projeto veio da necessidade que temos em nossas expedições, principalmente ao Monte Roraima. A nossa estrutura é muito complexa, pois trabalhamos com alimentos naturais e isso demanda de uma logística grande e pesada”.

A necessidade era um fogareiro que não necessitasse de gás para reduzir o peso. Surgiu aí o fogão por indução eletromagnética, alimentado por energia solar. Uma placa absorve o calor do sol e não produção chama. Mais seguro, pois o risco de incêndio fica descartado, e bem mais barato já que a principal fonte é o sol . “Um fogão que pode ser levado para qualquer lugar do planeta, basta ter sol”, destaca Magno Souza.

Os autores do projeto altamente sustentável, com redução significativa de custos operacionais e inovador, o acadêmico da UFRR Humberto Breno e o Professor Alexandre Fernandez, PhD em Engenharia Elétrica da UFRR, receberam o prêmio de 1º colocado no Programa Bolsa de Inovação Tecnológica de Roraima – BITERR 2018.

1º colocado no Programa Bolsa de Inovação Tecnológica de Roraima – BITERR 2018.

A empresa Roraima Adventures foi parceira e incentivadora do projeto que ainda é um protótipo, mas já operacional. A meta agora é torná-lo mais prático, menor e mais leve. “Precisamos fazer testes, estudos de melhorias e a previsão é que o fogão movido a energia solar deve funcionar finalizado nos próximos meses. Depois é avançar para uma produção experimental e quem sabe uma escala industrial no decorrer de 2019”, completou Magno Souza.

O projeto inovador e altamente sustentável, mostra que é economicamente viável e tem uma demanda no mercado “este fogareiro pode atender qualquer pessoa e é um beneficio pra toda sociedade”, finalizou o incentivador do projeto.

 

2 Comentários

1 Trackback / Pingback

  1. Fogão portátil alimentado por energia solar - Roraima Adventures | Turismo de Aventura

Escreva aqui a sua pergunta ou comentário.

Seu e-mail não será exposto aos visitantes deste site.


*